
Encontrar um carro usado, com aparência impecável, pintura brilhando, quilometragem baixa e um preço chamativo, chama a atenção de qualquer um que está na busca do seu próximo automóvel.
Mas por trás de toda essa boa impressão, podem estar escondidos diversos problemas, que muitas vezes são “maquiados” para enganar o comprador.
Mesmo que consultar o histórico veicular e um laudo cautelar sejam essenciais, existem sinais visíveis que podem indicar um “passado sujo”.
Confira 5 sinais que o carro pode ter um histórico problemático
1- Desalinhamento da carroceria e diferença na pintura
Um dos indícios mais fortes de que o carro já passou por algum tipo de batida, é o desalinhamento de portas, capô e porta-malas. Se as fretas entre essas peças e a carroceria não estiverem uniformes, é um sinal de alerta.
Além disso, observe a pintura. Pontos com cores levemente diferentes, escorrimentos ou uma textura mais opaca, podem indicar que o veículo foi repintado após algum tipo de avaria.
Dica: A parte interna de capô e de porta-malas, geralmente não são repintadas e podem revelar a cor original do veículo.
2- Sinais de enchente
Carros que foram submersos em enchentes são as piores ciladas. Para identificar preste atenção em alguns detalhes. Procure por cheiro de mofo ou umidade no interior, ferrugem em parafusos, componentes metálicos e parte inferior dos bancos e suporte do estepe.
Faróis e lanternas embaçados ou com terra dentro, também são sinais fortes de que o carro passou po uma enchente.
3- Desgaste interno incompatível com a quilometragem
Um sinal comum de adulteração no hodômetro é o desgaste nos bancos, volante e pedais que não condiz com os quilômetros registrados no painel. Esse detalhe pode apontar tentativa de mascarar a verdadeira quilometragem do carro.
4- Preço abaixo da média do mercado
Se o valor pedido pelo vendedor está bem mais barato do que outros carros semelhantes, desconfie. Geralmente, preços muito atrativos podem esconder envolvimento em sinistros graves, histórico de leilão ou pendências financeiras.
5- Barulhos estranhos durante o test drive
O test drive é a sua chance de sentir como o carro se comporta. Ruídos na suspensão ao passar por irregularidades, barulhos no motor ou estalos ao virar o volante podem indicar problemas mecânicos ocultos. Observe também a fumaça que sai do escapamento: fumaça azulada ou esbranquiçada pode indicar problemas graves no motor.
Antes de fechar negócio, faça uma consulta completa na Achecar e tenha certeza de que está investindo em um carro seguro e regularizado.
Observar esses sinais já é um grande passo para evitar cair em armadilhas ao comprar um carro usado. No entanto, mesmo o olhar mais atento pode não revelar todo o histórico do veículo. Por isso, a consulta veicular completa é indispensável para confirmar se o automóvel realmente está livre de dívidas, restrições ou envolvimento em sinistros.