
O perfil do consumidor automotivo mudou nos últimos anos. Hoje, quem busca um carro, seja ele novo ou usado, está mais informado, conectado e criterioso. Essa transformação aconteceu tanto por conta do avanço da tecnologia quanto pelas mudanças no comportamento de compra do brasileiro.
De acordo com estudos, esse novo tipo de consumidor, pesquisa preços, compara modelos, além de ler e assistir avaliações online antes de decidir.
Como é o novo consumidor
O novo consumidor automotivo é naturalmente digital. Sua jornada de compra começa bem antes de ele entrar em uma concessionária, com pesquisas online, comparação de preço, pesquisa avaliações e até procura o histórico do veículo desejado.
Hoje, muitos consumidores realizam do início ao fim todo o processo de negociação de forma online. Além disso, consumidores agora optam cada vez mais por modelos híbridos e elétricos, buscando eficiência e sustentabilidade.
Valorização da confiança e transparência
A credibilidade da informação é outro fator de decisão para o novo consumidor, que busca dados precisos sobre o histórico do veículo, débitos, passagem por leilão e qualquer ocorrência anterior.
Essa valorização da transparência está moldando uma nova cultura de compra, agora mais racional, consciente e menos impulsiva.
Adaptação do mercado
As marcas e plataformas do setor automotivo precisaram se reinventar para acompanhar o novo perfil de cliente. O foco agora está em oferecer experiências personalizadas, digitais e transparentes, que tragam mais praticidade à jornada de compra, como
- Personalização completa online: o cliente pode configurar o veículo, escolher versões, cores e acessórios diretamente pelo site.
- Atendimento por chat e vídeo: vendedores e consultores realizam negociações e apresentações de veículos à distância.
- Entrega personalizada: algumas marcas já disponibilizam a entrega do carro diretamente na casa do comprador.
O papel da Achecar para o consumidor
Empresas especializadas em histórico veicular, como a Achecar, fazem parte dessa transformação, oferecendo ao usuário autonomia e segurança ao permitir verificar a procedência de um veículo antes da compra, reduzindo riscos de fraude e assegurando mais segurança na transação.
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O novo consumidor automotivo é, inegavelmente, mais informado, consciente e digital. O sucesso no mercado atual e futuro dependerá da capacidade das empresas do setor de se adaptarem a essa realidade.