
O mercado automotivo brasileiro e mundial, viver uma transformação histórica com a popularização dos carros elétricos, que está sendo impulsionado por novas tecnologias, incentivos ficais e pelo aumento da conscientização ambiental.
Com o crescimento das montadoras e maior disponibilidade de modelos, os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados nessa nova opção aos motores a combustão.
Expansão e números do mercado
Em 2024, foram vendidos mais de 60 mil carros 100% elétricos no Brasil, um aumento de 89% em relação ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2025, as vendas já ultrapassaram as 54 mil unidades, número que deve dobrar até 2027.
A presença de grandes montadoras como BYD, GWM, Volvo e BMW, além de marcas nacionais que começam a investir em modelos próprios, tem sido um combustível para acelerar esse crescimento. Além disso, o aumento da produção local reduz custos e facilita o acesso dos consumidores.
Infraestrutura e desafios
Um dos principais desafios enfrentados pela expansão nos elétricos no Brasil, é a infraestrutura de recargas. Embora o número de pontos de carregamentos tenha saltado para mais de 16 mil pontos, a distribuição ainda é concentrada em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Outro desafio para a expansão é o custo elevado dos veículos elétricos, especialmente entre consumidores que buscam modelos de entrada.
Incentivos e sustentabilidade
O Governo Federal e estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná tem criados programas para incentivar a compra de elétricos, reduzindo IPVA, eliminando rodizio e oferecendo linhas de créditos especiais. Esses incentivos, aliado à busca por mobilidade sustentável, tem contribuindo para a popularização dos modelos.
Além disso, o impacto ambiental é positivo, a frota elétrica reduz as emissões de CO2 e o ruido urbano, colaborando para cidades mais limpas e silenciosas.
Expectativa para os próximos anos
Com a chegada de baterias mais eficiente e baratas, a expectativa é que os carros elétricos se tornem ainda mais acessíveis até 2030. Estima-se que, em menos de uma década um em cada cinco veículos vendidos no país será eletrificado.
Leia também: Mercado de carros usados e seminovos cresce no Brasil em 2025
O crescimento dos carros elétricos no Brasil mostra que a transição energética já está em curso e que o país caminha para uma mobilidade mais inteligente e sustentável, um movimento que se alinha às tendências globais e ao compromisso com a sustentabilidade.