
Quem dirige em São Paulo sabe: escapar do trânsito é quase uma arte. E, para tentar organizar esse caos sobre rodas, a cidade adotou uma medida que virou rotina para os motoristas — o famoso rodízio.
Mas afinal, o que é rodízio?
Basicamente, o rodízio é uma restrição que impede determinados carros de circularem em horários de pico, de acordo com o final da placa. Essa regra vale apenas para a cidade de São Paulo e acontece de segunda a sexta-feira, sempre nos horários das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite.
Por que só São Paulo tem isso?
Simples: São Paulo é a maior cidade do Brasil — e também uma das mais congestionadas. O rodízio nasceu lá em 1997 como uma forma de controlar o tráfego, reduzir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade de vida na cidade.
Pode não ser perfeito, mas ajudou a desafogar (um pouco) as ruas nos horários críticos.
Dias da semana e placas proibidas:
A regrinha é a seguinte:
Nos fins de semana e feriados, tá liberado!
Não obedecer o rodízio tem multa?
Tem sim. Se você circular durante o horário de restrição, leva multa de R$130,16, além de 4 pontos na CNH. Então, melhor não arriscar, né?
Vale lembrar:
A regra vale para veículos de passeio (carros e caminhonetes).
Algumas categorias têm isenção, como ambulâncias, veículos de transporte escolar, entre outros.
A Zona de Máxima Restrição está sinalizada — fique de olho nas placas!
No fim das contas…
O rodízio em São Paulo não é só uma regra chata: é uma tentativa de equilibrar a convivência no trânsito de uma cidade gigante. Entender como ele funciona é o primeiro passo pra evitar multas e, claro, dores de cabeça no dia a dia.